A palavra "crochê" tem origem no francês medieval croké, termo que designava um instrumento de ferro recurvado, uma espécie de gancho, que permitia suspender ou segurar alguma coisa. No século XIX, surge na França a expressão broder au crochet (literalmente, "bordar com o gancho").
Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. O escritor dinamarquês Lis Paludan tentou descobrir a origem do crochê na Europa e fundamentou algumas teorias. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica. Entretanto, o autor afirma que não há evidência concreta sobre o quão antiga é a arte do crochê.
A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Eleonore Riego de la Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material, a depender da peça a ser executada - uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco, um tapete resistente etc.
Como todos nós somos doidos por artesanato, não poderíamos deixar de fora o crochê, então selecionei alguns dos meus trabalhos para mostrar a vocês!
Tapete feito com tiras de couro.
Meu primeiro guardanapo
Feito com sobras de linha
Tapete pequeno com borboleta
Tapete para frente do fogão
Tapete com rosas para frente da pia
Trilho de mesa (Feito pela minha querida amiga Claudia)
Este vestido de térmica eu fiz, com flores pequenas
Cortina paixonite! Toda com corações
Este tapete e o da foto abaixo, ganhei de uma artesã de SC
Isso eu chamo de cocoruco, bastante usado por cima do coque,e em muitos penteados. Este branco eu ganhei, mas o rosa abaixo eu que fiz. Não ficou igual, mas ta parecido, e é o mais importante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário